Cientistas descobrem o primeiro “furacão espacial”

Há pouco mais de seis anos, uma tempestade semelhante a um furacão começou a se formar sobre nós no espaço e não sabíamos de nada. Agora, anos depois, os cientistas sugerem que obtiveram evidências do que estão chamando de “furacão espacial”, um fenômeno construído com plasma na parte superior da atmosfera da Terra.

A notícia vem através de um estudo publicado na última edição da revista Nature Communications . Lá, os pesquisadores dizem que o furacão espacial assolou em 20 de agosto de 2014. Em comparação com um furacão baseado na Terra que faz chover água, o estudo diz que esta tempestade cósmica deslocada precipitou-se na alta atmosfera do nosso planeta.

A tempestade foi localizada sobre o Pólo Norte e foi gerada por “reconexão magnética constante do lóbulo de alta latitude e continuidade da corrente” por quase oito horas em 2014. Por causa de sua composição, não seria visível ao olho humano. Melhor ainda, os pesquisadores envolvidos no estudo dizem que tempestades semelhantes poderiam teoricamente acontecer em qualquer planeta que tenha um escudo magnético e uma atmosfera cheia de plasma.

“Até agora, era incerto que furacões de plasma espacial existissem, então provar isso com uma observação tão impressionante é incrível”, disse Mike Lockwood, da Universidade de Reading, em um comunicado. Lockwood foi um dos co-autores do estudo e acrescentou: “Tempestades tropicais estão associadas a grandes quantidades de energia, e esses furacões espaciais devem ser criados por uma transferência extraordinariamente grande e rápida de energia eólica solar e partículas carregadas para a atmosfera superior da Terra. ”

“Campos magnéticos e de plasma na atmosfera dos planetas existem em todo o universo, então as descobertas sugerem que os furacões espaciais devem ser um fenômeno generalizado”, acrescentou Lockwood.

O estudo faz questão de apontar que este “furacão” em particular é a primeira tempestade observada desse tipo, é inteiramente possível que tenha acontecido em outro lugar do cosmos.