Espaçonave Dragonfly da NASA visitará a Lua de Saturno em busca da vida em 2030

A NASA forneceu mais detalhes sobre sua próxima missão Dragonfly, confirmando que planeja caçar sinais de vida na lua Titã de Saturno. Desde que os humanos começaram a olhar para o céu, a busca por outras formas de vida tem sido um dos maiores fatores que impulsionam a exploração espacial . Seja Marte, a Lua ou luas de outros planetas – como Europa – há um desejo poderoso de encontrar vida além da Terra.

Só em 2021, houve inúmeros desenvolvimentos nessa busca pela vida. A NASA e a SpaceX fecharam um contrato de US $ 178 milhões que os verá explorando a Europa em 2024. O objetivo principal dessa missão? Para estudar a superfície de Europa e investigar “se a lua gelada tem condições adequadas para a vida.” Uma equipe de Harvard também lançou recentemente o Projeto Galileo para encontrar evidências de naves e civilizações alienígenas . Existem inúmeras maneiras de procurar a vida toda e, independentemente da tática usada, é algo que muitas pessoas estão tentando descobrir.

A NASA há muito especula que as formas de vida podem ter se adaptado para sobreviver nessas condições usando uma química não encontrada na Terra. E, como se isso não bastasse, um oceano à base de água na subsuperfície de Titã pode abrigar vida que é mais semelhante àquela com a qual todos estamos familiarizados.

O artigo publicado recentemente também fornece algumas informações mais detalhadas sobre como a missão Dragonfly funcionará. Ele diz:  “O alvo transversal da Libélula é a cratera Selk de 80 km de diâmetro, a 7 ° N, onde buscamos água anteriormente líquida que se misturou com compostos orgânicos da superfície. Nossos objetivos científicos incluem determinar o quão longe a química pré-biótica progrediu em Titã e quais moléculas e elementos podem estar disponíveis para tal química. ” Tudo isso é incrivelmente digno de nota porque, como o artigo explica mais adiante, Dragonfly e Perseverance são as primeiras missões da NASA a  “incorporar explicitamente a busca por sinais de vida em seus objetivos de missão desde as sondas Viking em 1976.”

É perfeitamente possível que Titã acabe sendo um mundo completamente sem vida, mas dado o que os astrônomos sabem sobre isso até agora, todos os sinais apontam para descobertas potencialmente enormes. Combinado com o plano da NASA de também enviar os primeiros humanos a Marte na década de 2030, é seguro dizer que a próxima década pode ser uma das maiores até agora para a exploração espacial.