Cientistas sugerem que nova tecnologia da NASA pode encontrar alienígenas nos próximos 10 anos

Depois de alguns atrasos, o Telescópio Espacial James Webb (JWST) será lançado no espaço ainda este ano. De acordo com um novo estudo de pesquisadores da The Ohio State University, é esta nova tecnologia da NASA que pode descobrir a existência de vida extraterrestre em cinco anos a partir de agora.

Caprice Phillips, uma estudante de graduação da OSU, e sua equipe participaram de um painel virtual neste fim de semana discutindo como os astrônomos poderão usar o novo telescópio – que os cientistas dizem que será uma grande atualização em relação ao telescópio Hubble atualmente em uso – para detectar bioassinaturas nas atmosferas de anãs gasosas.

“O que realmente me surpreendeu sobre os resultados é que podemos encontrar realisticamente sinais de vida em outros planetas nos próximos 5 a 10 anos”, disse Phillips à APS Physics .

Embora possa levar anos para uma prova irrefutável de vida extraterrestre, Phillips e sua equipe pensam que os instrumentos no JWST poderiam encontrar a bioassinatura mencionada minutos após seu lançamento. Um dos principais produtos químicos ou maquiagens que Phillips diz que os cientistas deveriam procurar é a amônia, um sinal de vida característico.

O estudo divulgado por esta equipe sugere que o JWST pode encontrar a presença de amônia dos seis planetas anões gasosos mais próximos dentro de 60 horas ou mais, ou dois dias e meio.

“A humanidade contemplou as questões: ‘Estamos sozinhos? O que é a vida? A vida em outros lugares é semelhante a nós? ‘”, Disse Phillips. “Minha pesquisa sugere que, pela primeira vez, temos o conhecimento científico e as capacidades tecnológicas para começar de forma realista a encontrar as respostas para essas perguntas.”

É certo que a linha do tempo de Phillips é muito mais otimista do que a de alguns de seus colegas. No início deste mês, o teórico das cordas Michio Kaku disse que acreditava que o telescópio Webb poderia se comunicar com a vida alienígena em algum momento do próximo século .