Cientistas podem ter descoberto um vulcão ativo em Marte

Ao mesmo tempo que a NASA está explorando ativamente a cratera Jezero de Marte , um novo estudo sugere que vulcões ainda podem estar ativos no Planeta Vermelho. Acredita-se que a última atividade vulcânica ocorreu em Marte em algum lugar entre três a quatro bilhões de anos atrás, com alguns tremores e erupções isoladas ocorrendo há apenas três milhões de anos. Agora, um novo estudo publicado no Icarus diz que os cientistas descobriram novas evidências de atividade vulcânica que ocorreu na Quarta Rocha cerca de 50.000 anos atrás, sugerindo que o planeta ainda pode ser tecnicamente ativo vulcanicamente.

Pesquisas do Planetary Science Institute usaram dados obtidos de orbitadores que circundam o planeta. Uma das fotos obtidas de um orbitador mostra uma rachadura na superfície do planeta, com cerca de 13 quilômetros de comprimento. De acordo com o estudo, esta fissura – localizada na região de Elysium Planitia de Mar perto do equador – mostra evidências de uma erupção piroclástica, onde o magma explode e irrompe pela superfície devido à expansão de gases presos embaixo.

“Este pode ser o depósito vulcânico mais jovem já documentado em Marte”, disse o principal autor do estudo, David Horvath, em um comunicado obtido pela CNN . “Se tivéssemos de comprimir a história geológica de Marte em um único dia, isso teria ocorrido no último segundo.”

Ele acrescentou:

“Este recurso se sobrepõe aos fluxos de lava ao redor e parece ser um depósito relativamente fresco e fino de cinzas e rochas, representando um estilo de erupção diferente dos recursos piroclásticos identificados anteriormente. Esta erupção pode ter expelido cinzas a até 6 milhas dentro Atmosfera de Marte. É possível que esses tipos de depósitos fossem mais comuns, mas foram erodidos ou enterrados. “

Separada do estudo do vulcão está a missão Perseverance da NASA, uma ativamente esfregando a cratera Jezero do planeta na esperança de encontrar sinais de vida microbiana.

“Este pouso é um daqueles momentos cruciais para a NASA, os Estados Unidos e a exploração espacial globalmente – quando sabemos que estamos prestes a descobrir e apontar nossos lápis, por assim dizer, para reescrever os livros didáticos”, ex-administrador interino da NASA Steve Jurczyk em um comunicado à imprensa uma vez que Perseverance da NASA pousou com sucesso no planeta. “A missão Mars 2020 Perseverance incorpora o espírito de nossa nação de perseverar mesmo nas situações mais desafiadoras, inspirando e fazendo avançar a ciência e a exploração. A própria missão personifica o ideal humano de perseverar em direção ao futuro e nos ajudará a nos preparar para a exploração humana do Planeta Vermelho na década de 2030 ”.