Terra está a salvo do impacto devastador de um asteróide nos próximos 1.000 anos

Asteroid Study Predicts Earth Is Safe For 1,000 Years | IFLScience

O Armagedom não se tornará realidade tão cedo. De acordo com um novo estudo , os cientistas acreditam que nenhum asteróide catastrófico atingirá a Terra em nenhum momento nos próximos 1.000 anos, salvando o próximo punhado de gerações de outra Era do Gelo. Davide Farnocchia, um astrônomo do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA ajudou a liderar uma equipe que se debruçou sobre um catálogo considerável de NEOs (Objetos Próximos da Terra), traçando seus cursos ao longo dos próximos séculos.

“Nosso foco estava nos objetos com mais de 1 quilômetro e tentamos classificá-los em termos de risco associado de impacto ao longo de 1.000 anos, que é um período de tempo mais longo do que costumamos analisar”, disse Farnocchia em uma nova entrevista ao Space. .com. “Graças ao sistema de monitoramento de impacto Sentry, já sabemos que nenhum dos grandes NEOs que foram descobertos até agora tem qualquer risco de impactar a Terra nos próximos 100 anos. Também sabemos que nenhum dos objetos menores já descobertos é motivo de preocupação. em termos de risco de impacto nos próximos 100 anos.”

Embora alguns asteróides menores possam atingir o planeta, espera-se que nenhum corpo celeste que possa causar um evento de nível de extinção se encontre em um curso intensivo com a Terra tão cedo.

“Focamos em objetos de 0,62 milhas, ou 3.300 pés (1 quilômetro), de alcance e maiores porque são os que têm o potencial de causar danos em escala global se atingirem a Terra”, acrescentou Farnocchia.

Se tal asteróide estiver em uma rota de voo em direção à Terra, a NASA poderá redirecioná-lo caso a agência receba aviso suficiente. Em outubro passado, a equipe redirecionou com sucesso o caminho de um asteróide ao derrubar propositadamente um satélite em sua superfície .

“Todos nós temos a responsabilidade de proteger nosso planeta natal. Afinal, é o único que temos”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson, na época. “Esta missão mostra que a NASA está tentando estar pronta para o que quer que o universo lance sobre nós. A NASA provou que somos sérios como defensores do planeta. Este é um momento decisivo para a defesa planetária e para toda a humanidade, demonstrando o compromisso excepcional da NASA equipe e parceiros de todo o mundo.”