10 Planetas mais mortais em filmes de ficção científica

Na vasta extensão do cinema de ficção científica, vários planetas mortais estão aninhados nas profundezas do cosmos, acomodando tumultos incessantes e perigos insondáveis. De criaturas impiedosas a condições atmosféricas implacáveis, de gigantescos maremotos a temperaturas congelantes, esses planetas têm de tudo. Entre eles, algumas rochas gigantes se destacam porque não apenas servem como lembretes de como os humanos podem ser vulneráveis ​​contra as forças implacáveis ​​da natureza, mas também porque o ilimitado ilimitado do universo em constante crescimento.

Embora fictícios, esses mundos cinematográficos foram magistralmente trazidos à vida por cineastas talentosos por meio de direção envolvente, cinematografia e roteiro. Enquanto alguns desses corpos celestes mostram visões do espaço sideral que não são totalmente fundamentadas na ciência real, outros são mais realistas, muitas vezes atingindo o alvo com sua representação de ameaças e calamidades iminentes. A lista abaixo compreende planetas mortais fictícios e semirrealistas encontrados em alguns dos melhores filmes de ficção científica.

10LV-426 (Acheron) Em Alien

LV-426 é tecnicamente uma lua e não um planeta, mas é frequentemente referido como um ” planetóide ” em Alien . Embora os filmes nunca revelem seu nome alternativo, os romances confirmam que também se chamava Acheron, um rio da mitologia grega que foi descrito como o ” fluxo de desgraça ” porque corria pelo Netherworld. LV-426 é incrivelmente perigoso, especialmente em Aliens de James Cameron , porque é infestado por Xenomorfos que gradualmente destroem uma colônia humana inteira. Embora muitos outros corpos celestes no universo Alien apresentem outros perigos e ameaças, LV-426 continua sendo um dos lugares mais mortais e sinistros do universo da franquia.

9Terra em Eu Sou a Lenda

Will Smith e seu cachorro no pôster de I Am Legend

A Terra fictícia em I Am Legend não era diferente do mundo real até que os humanos criaram uma cura para o câncer que desencadeou a propagação de um vírus mortal. Em apenas alguns anos, o vírus eliminou uma parte significativa da população mundial, transformando a maioria dos sobreviventes em criaturas sanguinárias parecidas com zumbis. Alérgicas ao sol, essas criaturas perseguiam agressivamente os outros sobreviventes à noite, transformando cidades movimentadas em paisagens misteriosas e desoladas. Embora as criaturas centrais de I Am Legend , Darkseekers , sejam uma nova subespécie de humanos, sua natureza violenta e habilidades mutantes tornam o planeta Terra um lugar aterrorizante para humanos normais.

8Arrakis em Duna

avaria do trailer das dunas arrakis do espaço

Alternativamente conhecida como Duna, Arrakis é coberta por trechos de desertos, com temperaturas insuportavelmente altas. Arrakis em Dune também serve como lar para criaturas hostis, como vermes da areia gigantes que protegem agressivamente o deserto dos humanos. O clã humano tradicionalista, Fremen, também pode ser uma ameaça para forasteiros, visto que eles aprenderam a se adaptar e sobreviver no terreno imprevisível de Arrakis. Se não fosse por seu rico suprimento de Spice Melange, o Arrakis de Dune teria sido tão valioso quanto qualquer outra rocha aleatória flutuando sem rumo no espaço sideral.

7Planeta de Miller em interestelar

Cooper, Brandt e Doyle no planeta aquático em Insterstellar

Enquanto a maioria dos planetas na ficção são considerados perigosos por causa do tipo de vida que habitam, o planeta de Miller em Interestelar é mortal por causa de sua falta. O que inicialmente parece ser um mundo aquático inofensivo acaba por ter condições incrivelmente duras, onde enormes ondas gigantes criadas pela atração gravitacional de um buraco negro próximo sobem da superfície. Devido à sua proximidade com a atração gravitacional de um buraco negro, até mesmo o tempo no planeta de Miller fica fortemente dilatado a um ponto em que uma hora passada no planeta equivale a sete anos na Terra.

6Krypton em Homem de Aço

Chave do Códice Kryptoniano Superman em Homem de Aço

Krypton costumava ser o planeta natal dos kryptonianos, mas após anos e anos de atividades de mineração irracionais no núcleo do planeta, uma implosão sísmica destruiu sua superfície. Apesar de fazer vários avanços tecnológicos, os krypotonianos falharam em salvar seu planeta de sua destruição iminente. Como resultado, de ser um planeta que já teve condições ideais para a vida, Krypton se transformou em um orbe gigante de destruição em Man of Steel que quase destruiu toda a população kryptoniana.

5Cybertron em Transformers

A guerra de abertura em Cybertron em Bumblebee

Como visto em Bumblebee de 2018 , Cybertron se tornou o campo de batalha de uma guerra terrível entre os Autobots e os Decepticons. O conflito entre as duas raças levou à destruição em massa do planeta, forçando os Autobots a partir e acampar na Terra. Embora o filme e sua sequência, Transformers: Rise of the Beasts , não mencionem isso explicitamente, a guerra provavelmente esgotou um combustível vital chamado Energon também, aumentando ainda mais a batalha pela sobrevivência no planeta. A luta dos Autobots para retornar ao seu planeta e restaurar sua paz na franquia mostra o quão perigoso e devastado pela guerra Cybertron se tornou para qualquer espécie.

4Klendathu em Starship Troopers

Klendathu em Starship Troopers é habitado por perigosas criaturas parecidas com insetos chamadas Aranchids. Eles se reproduzem rapidamente e vivem em colônias complexas semelhantes a colméias, tornando difícil para os humanos destruí-los. Embora a superfície de Klendathu tenha uma atmosfera respirável, seu terreno extremamente montanhoso complica os esforços das tropas humanas para erradicar os Aranchids.

3Pandora em Avatar

Avatar pandora jake sully-1

Com sua flora e fauna bioluminescentes e ecossistema vibrante, Pandora é indiscutivelmente um dos planetas mais bonitos da ficção. No entanto, como o primeiro filme Avatar destaca, o planeta também acomoda uma variedade de criaturas nativas, como lobos-víboras e cavalos gigantes, que evoluíram para sobreviver às duras condições e ao ambiente feroz de suas exuberantes selvas verdes. Até a atmosfera do planeta é tóxica para os humanos, provando que a humanidade não tem nada a ver com isso. De densas florestas e pântanos a formações geológicas únicas, como as flutuantes Montanhas Hallelujah, a Pandora de Avatar tem várias características e fenômenos novos que são uma ameaça para espécies exóticas como os humanos.

2Estéril em breu

ridículo como breu

No primeiro filme de Riddick , Eclipse , a tripulação de uma nave espacial, Hunter Gratzer, pousa em um planeta com três sóis. Logo eles percebem que o planeta habita raptores impiedosos semelhantes a vampiros que vivem no subsolo, esperando por um eclipse que ocorre apenas uma vez a cada 22 anos. A superfície de Barren é segura quando o sol está alto, pois os raptores centrais são sensíveis à luz. No entanto, torna-se um planeta mortal quando seus três sóis se alinham durante um eclipse, deixando-o na escuridão perpétua e permitindo que os raptores vaguem livremente na superfície.

1Hoth em Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca

Han Solo com um sabre de luz em Hoth.

Hoth de Star Wars parece ser uma bola de gelo azul, desprovida de qualquer vida, do espaço sideral. Embora sua atmosfera sempre mantenha temperaturas abaixo de zero, ela pode até cair a -60°C à noite. O clima gelado do planeta torna quase impossível a existência da maioria das formas de vida sem um gerenciamento cuidadoso dos recursos, já que quase nenhuma flora e fauna podem crescer em terras cobertas de neve. A prevalência de nevascas e tempestades de neve em sua superfície também pode dificultar a navegação. Para piorar as coisas, o planeta de Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca também é o lar de seres predadores gigantes conhecidos como Wampas.