James Webb revela gelo em disco de formação planetária

O Telescópio James Webb foi responsável pela primeira imagem detalhada do gelo em um disco de formação planetária. A descoberta foi feita por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Leiden e publicada na última quarta-feira (6) na revista Astronomy & Astrophysics.

A estrela estudada foi a jovem HH 48 NE. O telescópio captou a luz que passou através do disco de formação planetária. A estrela e o disco estão localizados a cerca de 600 anos-luz da Terra, na constelação meridional do Camaleão. O disco parece um hambúrguer, com uma faixa central escura e dois pães brilhantes porque o olhamos de lado, de lado.

A caminho do telescópio, a luz das estrelas colide com muitas moléculas do disco. Isso cria espectros de absorção com picos específicos para cada molécula. A desvantagem é que pouca luz chega ao telescópio, especialmente a partir da parte mais densa do disco na faixa escura. Mas como o Telescópio Espacial James Webb é mais sensível do que qualquer outro telescópio, os baixos níveis de luz não representam um problema

Universidade de Leiden

O gelo permite que as partículas sólidas de poeira se aglomerem em pedaços maiores, a partir dos quais se formam planetas e cometas. Além disso, os impactos dos cometas portadores de gelo provavelmente contribuíram significativamente para a quantidade de água na Terra. O gelo também possui moléculas de carbono e outros elementos fundamentais para a vida.

Apesar disso, o gelo nos discos de formação planetária nunca tinha sido mapeado em detalhe antes. Isso ocorre porque os telescópios baseados na Terra são prejudicados pela nossa atmosfera contendo água e porque outros telescópios espaciais não eram grandes o suficiente para detectar e identificar esses alvos. O James Webb conseguiu fazer isso.